Ordem da franquia de Fate Stay Night - Cantinho Geek

17 fevereiro, 2020

Ordem da franquia de Fate Stay Night


Se você gosta de animes já deve ter se deparado com alguns dos títulos de Fate Stay Night, e também percebeu que são vários. Não sabe por onde começar? Não sabe quais são da trilogia oficial e quais estão por fora? Vou contar tudo!

Para quem não sabe nem o que é Fate Stay Night, calma que vou contar! Fate Stay Night é uma franquia que começou por jogos e se estendeu pelos animes e mangás e virou um sucesso pelo mundo. A franquia gira em torno de sete magos que batalham pelo santo graal que concede qualquer desejo, mas para consegui-lo apenas um deve sobreviver e eles devem invocar servos para lutar até a morte. Os servos são heróis do passado como Rei Arthur, Hércules, entre outros. Detalhe: O rei Arthur na história é uma mulher, genial, não é?!


Primeiramente, tenho que te contar que a franquia Fate é baseada em um jogo popularmente conhecido no Japão como Visual Novel. Estes jogos são focados no enredo, no qual o jogador acompanha a história por meio de textos, músicas e imagens. Tem jogos que você até ouve o personagem falando. Neles, em algum momento, você deve decidir qual caminho tomar, e assim, o jogo avança. A sua escolha pode ter um efeito ruim ou bom no jogo, e geralmente possui mais de um final que você desbloqueia com as suas escolhas. Fiz alguns posts aqui no blog falando onde você pode baixar visual novel, só clicar aqui e aqui.


Agora que você já entendeu que o anime é baseado em um jogo, eu posso explicar o porquê de existirem tantos "fate". É porquê os três primeiros são baseados em rotas diferentes do jogo. Fate Stay Night, Fate Stay Night: Unlimited Blade Works e Fate Stay Night: Heaven’s Feel fazem parte de um mesmo universo, no entanto, eles contam um mesmo momento, mas com o protogonista tomando escolhas diferentes e se apaixonando por uma garota diferente.
  • Fate/Stay Night (rota da Saber)
  • Unlimited Blade Works (rota da Tohsaka Rin)
  • Heaven’s Feel (rota da Sakura)
  • Fate/Zero (prólogo)

Sobre a ordem de leitura


Fate Zero se passa dez anos antes de Fate Stay Night e conta os eventos da grande quarta guerra do santo graal. Para quem nunca assistiu e nem conhece nada de Fate, acredito que pode começar por este para se introduzir no universo. Fate Zero possui duas temporadas totalizando 25 episódios. E lembre-se, apesar de se passar antes da história dos outros, ele não foi lançado primeiro.

Em Fate Zero você vai conhecer o pai do protagonista em Fate Stay Night e alguns outros personagens que aparecerão.


Fate Stay Night recebeu a primeira adaptação para anime pelo estúdio DEEN em 2006 com 24 episódios, é a única rota que não é feita pela Ufotable que é um estúdio sensacional. A primeira rota não tem na Netflix, mas você pode encontrar facilmente na internet.

Como ele é o mais antigo, a qualidade da adaptação não é boa, mas eu gosto muito dela por ser a rota da Saber e principalmente por ser o anime em que eu conheci essa franquia maravilhosa.


Após terminar a adaptação de 2006, você seguirá para a adaptação de 2014 que é Fate Stay Night: Unlimited Blade Works. A rota da Rin. O estúdio Ufotable que fez essa rota é o mesmo de Kimetsu no Yaiba, e também o mesmo que cuidou de Fate Zero e Heaven's Feel. E por favor, não se engane achando que tudo será repetido já que se trata de rotas, os momentos são interligados e parecidos até certo momento, até que em algum ponto tudo muda.




E por fim, para encerrar as rotas oficiais, temos a rota da Sakura; Fate Stay Night: Heaven's Feel que é em forma de filmes. Neste caso são uma trilogia de filmes:
  • Fate/Stay Night: Heaven’s Feel I. presage flower
  • Fate/Stay Night: Heaven’s Feel II. lost butterfly
  • Fate/Stay Night: Heaven’s Feel III. spring song (será lançado em 2020)
Para mim, a rota da Sakura é a mais sombria. O santo graal está corrompido e ele começa a corromper os servos também. O primeiro filme é um pouco lento para ambientar o expectador, e sugiro que veja as outras rotas antes de assistir os filmes, pois os acontecimentos em "comum" são passados em forma de abertura do filme aqui para que não se torne repetitivo. De fato, essa é uma das minhas rotas favoritas e estou ansiosa pelo último filme.


Spin-offs

Os spin-offs são animes que são do mesmo mesmo universo, mas que não são continuação de Fate Stay Nigth. E olha que há vários deles!



Lord El-Melloi II Sei no Jikenbo: Rail Zeppelin Grace Note
Sinopse: Os romances centram-se no personagem titular Lord El-Melloi II – o adulto Waver Velvet de Fate/Zero e sucessor de Kayneth – bem como o aprendiz de Lord El-Melloi II, Gray. A história se passa na Torre do Relógio, a sede da Associação dos Magos na Inglaterra. Lá, Lord El-Melloi II e Gray resolvem vários mistérios de natureza mágica que cercam a Associação dos Magos.


Fate/Prototype

Já assisti essa versão há muito tempo, é bem curtinha. Mas ainda bem que o autor não seguiu a primeira ideia. Gosto muito mais da versão atual.

Sinopse: Fate/Prototype é uma versão resumida do projeto original do Nasu (criador do anime). Este OVA representa a história e personagens que ele ponderou usar no Fate/Stay Night. Fate/Prototype, como o próprio nome sugere, é o protótipo da obra Fate/Stay Night planejado por Kinoko Nasu durante o Ensino Médio. A história nunca foi terminada, entretanto, ela recebeu um curta em anime detalhando um pouco de como seria a trama e os personagens.


Fate/Extra: Last Encore

Fate/Extra Last Encore é uma adaptação de um jogo lançado para PSP em 2010. Tem na Netflix.

Sinopse: Ao acordar em um mundo virtual estranho, sem lembrar o passado, Hakuno é forçado a lutar pela sobrevivência em uma guerra que ele não entende, por um prêmio além do valor: A oportunidade de ter o seu desejo concedido. Com apenas um enigmático "Servo" ao seu lado, Hakuno Kishinami terá que enfrentar amigos e inimigos em batalhas até a morte, a fim de não só ganhar posse de um objeto misterioso conhecido como o "Santo Graal", mas também encontrar o responda a questão mais importante de todos: "Quem sou eu?"



Fate/Apocrypha

Fate Apocrypha tem na Netflix. Eu assisti e gostei bastante e diferentemente de termos apenas sete servos, aqui temos catorze. Outro ponto legal é que conhecemos o filho do Rei Arthur, isso mesmo, a Saber tem um filho!

Sinopse: Fate/Apocrypha é um mundo paralelo ao de Fate/stay night, onde o Santo Graal foi removido de Fuyuki após a Terceira Guerra do Santo Graal e desapareceu por muitos anos. Por volta do ano 2000, enquanto a Quinta Guerra do Santo Graal deveria acontecer, o grupo que saqueou o Graal, chamado Yggdmillennia, declara abertamente sua separação da Associação dos Magos e que estão na posse do Graal. A Associação envia cinquenta magos para recuperá-lo, mas todos, com exceção de um, são instantaneamente abatidos. O mago sobrevivente consegue ativar o sistema reserva do Santo Graal, permitindo a convocação de catorze Servos no total. Isto marca o início da Grande Guerra do Santo Graal em Trifas, com duas facções diferentes, a Facção Negra, cujos membros fazem parte de Yggdramillennia, e a Facção Vermelha, cujos membros foram enviados pela Associação dos Magos, com exceção de um, enviado pela Igreja. O Graal também convoca um Regente, para agir como um mediador da Guerra do Santo Graal.


Fate/Grand Order: First Order

Filme. Fate/Grand Order é baseado em um jogo também.

Sinopse: A história se passa no ano de 2016, durante a última era sobre a qual a magia ainda mantinha uma forte influência. A organização de sobrevivência e segurança da humanidade Chaldea foi estabelecida para observar o mundo que só pode ser visto pela magia e pelo mundo que só pode ser medido pela ciência; bem como para evitar a extinção final da humanidade. Graças aos esforços de muitos pesquisadores, o caminho da história humana foi assegurado por 100 anos no futuro. Entretanto, sem aviso, o reino do futuro que estava sob observação constante por Chaldea desapareceu. A extinção da humanidade em 2017 foi observada - não, confirmada. A causa aparente da extinção foi na cidade japonesa de Fuyuki em 2004. Nessa cidade, havia um "reino inobservável" que nunca existiu até agora. Caldeia emitiu a Grande Ordem para uma "Expedição do Santo Graal", para investigar, descobrir e possivelmente destruir a singularidade que aparentemente causará a extinção da humanidade.


Fate/Grand Order: Zettai Majuu Sensen Babylonia
Sinopse: Uma adaptação anime da sétima guerra do Santo Graal, A linha de frente absoluta na guerra contra as bestas demoníacas Babilônia Singularidade do destino / grande ordem.


Carnival Phantasm
Sinopse: Carnival Phantasm é uma adaptação do mangá “Tome Moon” by Type-Moon Eri Takenashi, para celebrar o 10º aniversário da Type-Moon. Carnival Phantasm mostra paródias e novas histórias vagamente baseado em trabalhos originais de Type-Moon como Melty Sangue, Fate / Stay Night , Tsukihime, e muito mais.


Fate/Kaleid Liner Prisma Illya

É um spin-off que pega as personagens e as transforma em garotas mágicas. 

Sinopse: Illyasviel von Einzbern é uma estudante do ensino fundamental comum que se torna uma garota mágica quando a mágica Kaleidostick Ruby considera-lhe uma mestre mais adequada do que a feiticeira, Rin Tohsaka. Rin, que tinha sido encarregada pelo assistente Zelretch para recolher os sete Class Cards contendo os espíritos heróicos, descobre que ela não é capaz de mudar a mente de Ruby e deve supervisionar Illya em completar a tarefa de recolher os cartões Class Cards. Durante as aventuras de Illya, ela ganha ua amiga e rival em uma garota chamada Miyu, a mestre contratada do Kaleidostick Sapphire, que coincidentemente abandonou seu mestre original e rival de Rin, Luvia Edelfelt.


-----

Por enquanto é isso! Se tiverem alguma dúvida é só deixar o comentário.
Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário:

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.