[Resenha] O Conto da Aia de Margaret Atwood - Cantinho Geek

21 setembro, 2018

[Resenha] O Conto da Aia de Margaret Atwood

Olá, pessoal! Como estão?

Hoje trago a resenha de um livro muito comentado nos últimos tempos e que ocupa posição de destaque nas listas de mais vendidos de vários países. Inclusive, já foi até adaptado para a televisão, uma série muito comentada também, no título original: "The Handsmaid's Tale" e está em sua segunda temporada.



O livro é narrado por Offred e ela conta sua rotina na República de Gillead, antigos EUA, mas que sofreu uma revolução teocrática em que eles seguem à risca o Velho Testamento Bíblico e o país é dominado por radicais cristãos. Por conta disso, as mulheres são afastadas da vida em sociedade, sem direito de ter opinião, sem direito à alfabetização, sem direito à nada, e divididas em diferentes castas: as Marthas que são responsáveis por tarefas domésticas e esposas dos comandantes; as Aias que apenas tem a função de dar um filho aos comandantes e as Tias que educam as mulheres para servirem e serem submissas.



Enquanto Offred conta sua rotina, a obra vai intercalando em momentos pré-revolução, em que ela tinha um emprego, um marido e uma filha. Ela se prende a essas memórias e parece que carrega em si o objetivo de um dia tudo isso acabar e ela finalmente encontrar sua filha e o marido.

É interessante notar que o livro foi escrito em 1985 e se passa no ano de 2017. É interessante notar também, que mesmo se tratando de uma sociedade dominada por radicais cristãos, existem aqueles que possuem privilégios e poder para conseguirem o que querem, mesmo que o desejado faça parte de um costume antigo que é execrado.



A história é forte, e a autora não poupa o leitor e causa desconforto. Ainda mais, no cenário político em que estamos, acho que essa leitura é obrigatória. Não é uma leitura para descontração, para relaxar. É uma leitura feita para alertar, incomodar e acredito que ele deva ser lido mais de uma vez.


Avaliação: 5/5 Estrelas 
Autora: Margaret Atwood
Tradução: Ana Deiró
Editora: Rocco
Ano: 1985

16 comentários:

  1. Olá, estou bem e você? Eu preciso e quero ler o livro, até tentei ver a série mas não funcionou pra mim. Acho que se eu ler o livro, talvez assista a série com mais ânimo.Adorei a resenha. Abraços :)

    https://byangelaserrano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta ler o livro primeiro! A leitura é um pouquinho difícil (pelo menos para mim foi), mas é genial! Obrigada!! <3

      Excluir
  2. Essa será sem dúvida minha próxima leitura. Leio excelente resenhas assim como a sua sobre o livro.Ainda não iniciei o seriado pela vontade de ler antes. Será algo mais pesado de ler do que estou acostumada, mas bem como disse é leitura obrigatória.Na expectativa pela leitura ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia siim! Às vezes precisamos de leituras assim para nos tirar da zona de conforto! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi Gabrielle!
    Só li resenhas bacanas desse livro, me despertou ainda mais vontade de conhecer, confesso que não curto mto temas que trazem políticas, mas essa história parece valer a pena conferir.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, ela não foca tanto assim na política, mas na vida da personagem que de fato está vivenciando tudo. Eu indico demais! Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  4. Oi Gabi, adorei a resenha. Amo esse livro e ainda mais a série.
    Agora no momento político que estamos vivendo bate um medinho surreal dessa situação. rsrs

    Bjss

    http://cafeidilico.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é muito boa!!! Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Esse livro está no topo dos meus desejados, tenho visto tantas pessoas falando nele, que não tem como não desejar lê-lo!

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro os livros dessa autora e ela se tornou uma das autoras contemporâneas favoritas para mim Esse livro foi estritamente necessário de ser lido esse ano apesar de ainda não ter visto a série que disseram que consegue ser mais pesada que o livro e se eu puder te indicar outra obra dessa mesma autora eu indicaria o livro vulgo Grace juntamente com a sua adaptação para Netflix chamada aliás Grace

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi apenas a série e amei demais! Quero ler mais livros dessa autora também!

      Excluir
  7. Gabrielle!
    Em época de empoderamento feminino, esse livro parece ser um choque.
    Mesmo que seja uma distopia, ver tamanhas atrocidades serem empretadas as mulheres e aos menos favorecidos, causa certa repugnância.
    A verdade que mesmo com toda 'conspiração' por traz do regime e todo sofrimento, quero ler.
    Tenho acompanhado a série pelo canal fechado.
    Desejo um mês abençoado e uma semaninha de luz e paz!
    “Sede felizes; os amigos desaparecem quando somos infelizes.” (Eurípedes)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Rudynalva! Apesar de ser uma distopia o livro nos deixa em choque. A série também é muito boa!

      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Olá! Estou doida pra ler esse livro, cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história que vai contra essa onda de empoderamento feminino que estamos vivendo atualmente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia! Você vai amar e além disso é uma leitura muito importante! Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.