[Série] Tabula Rasa - Cantinho Geek

03 julho, 2018

[Série] Tabula Rasa

Fala galera! Vocês não imaginam o prazer que é estar volta! E hoje vamos falar sobre uma série que maratonei em um dia! Tabula Rasa é uma série que tem no catálogo da Netflix e foi uma grata surpresa! A série é belga, estreou na Bélgica no ano passado e foi um sucesso no canal Een com uma aderência de 44% no mercado. A expressão “tabula rasa” vem do latim e significava uma tábua de cera muito utilizada na antiguidade em que nada havia sido escrito. Hoje teria o mesmo significado que uma folha em branco para nós.


Partindo desse princípio, é assim que a vida de Mie (Veerle Baetens) está. Desde que sofreu um acidente de carro, ela perdeu parte de sua memória e sofre com lapsos constantes. Mie está internada em uma clínica psiquiátrica por ser a principal suspeita do desaparecimento de Thomas (Jeroen Perceval). Apesar de ser a última pessoa vista com ele, ela não se recorda nada sobre esse dia nem sobre quem é o desaparecido.


Durante os episódios vamos acompanhando a vida de Mie em dois tempos: no hospital psiquiátrico e flashbacks dos últimos 4 meses antes do desaparecimento de Thomas. Ela, seu marido Benoit (Stijn Van Opstal) e sua filha Romy (Cécile Enthoven) se mudam para a antiga casa de seu avô que mais parece aquelas casas mal assombradas de filmes de terror. Presenciamos todas aquelas coisas que estamos acostumados a ver nesse tipo de filmes: portas batendo, barulhos estranhos, objetos caindo ou desaparecendo. E a dúvida é se trata de algo sobrenatural ou psicológico. E o melhor é que tudo tem uma explicação coerente que vamos descobrindo ao longo dos episódios.


O suspense e a tensão são constantes e ficamos ansiosos para descobrir toda a verdade assim como Mie. A família dela esconde muitos segredos e mentiras. A série nos surpreende o tempo inteiro. Quando achamos que ela seguirá por determinado caminho, ela mostra uma realidade totalmente diferente do que imaginávamos. Nos quatro primeiros episódios tudo ainda está um pouco confuso, assim como a cabeça de Mie em relação a tudo e vamos descobrindo e encaixando aos poucos as peças desse quebra-cabeças. 


A partir do quinto episódio a série tem um plot twist que nos deixa de queixo caído e depois daí cada episódio é um novo baque. O último episódio tem outra revelação incrivelmente maravilhosa que sequer imaginávamos. Apesar de tudo o clima sombrio, a série ainda nos presenteia com momentos de leveza com os doidinhos do hospício, desde o que acha que é Michael Jackson até o piromaníaco Vronsky (Peter Van den Bengin).


Não vou falar muito para não dar spoilers, mas só digo isso: ASSISTAM!!! Vale muito a pena! A tensão, paranoia, angústia e mistério permeiam todos os episódios. A série consegue misturar muito bem o drama, suspense e terror psicológico. E você, já assistiu? O que achou? Conta para a gente nos comentários!


Por: Rodrigo Fonseca
Siga-me no Instagram e acompanhe minha Fan Page

15 comentários:

  1. Oi, Rodrigo.

    A perda de memória é um elemento que traz um gás para a trama, ainda mais se tratando de tramas como essa, com suspense, pois mantém tudo bem amarrado. Afinal, tudo vai vindo à tona com o passar dos episódios. Eu, particularmente, gosto muito disso.

    Vejo que aqui, esse elemento foi bem utilizado e serviu para desenvolver ainda mais essa teia de muito mistério.

    Essa intercalação é uma peça muito importante para melhor entendimento dos fatos.

    Ainda não conhecia a série, acredita? Mas, gostei da proposta, e quando eu tiver oportunidade, com certeza assistirei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, assista, vai gostar! Gostei muito de como tudo foi conduzido, fizeram com maestria o uso desse elemento. Depois me conte o que achou!

      Excluir
  2. Olá boa noite. Pra eu começar assistir, pode apenas me informar se tem conteúdo sobrenatural ou não? Pois não gosto. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não tem conteúdo sobrenatural, é mais psicológico, suspense, mistério.

      Excluir
  3. Eu amo série que mexe com o psicológico!
    Sou sou super fã de mistério e suspense.
    Ainda não exite essa pois tenho várias para acabar, mas ela está na minha lista.
    To gostando bastante disso da netflix colocar séries de várias nacionalidades.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nicole! Também gosto de séries assim! Depois que assistir me conte o que achou, tá?

      Excluir
  4. Olá Rodrigo!
    Já tinha visto a chamada da série mas não cheguei á ver nd sobre, parece boa, vou anotar essa dica até pq eu curto bastante o gênero.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! O trailer parece algo mais terror, mas é algo mais psicológico. Acho que você vai gostar.

      Excluir
  5. Rodrigo!
    Os filmes que abordam o aspecto mais psicológico dos protagonistas, muito me interessam.
    Nunca assisti nenhum filme Belga e me parece bem estruturado e cheio de clímax, mostrando passado e presenteo.
    Bacana.
    “Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito. (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy! Mesmo sendo belga, não deixa a nada a deseja para outras produções do gênero, tanto em atuação como em produção e efeitos especiais. Vale muito a pena! Também me interesso por história assim. Espero que goste!

      Excluir
  6. Oi Rodrigo,
    O enredo da série foi bem montado, é esse terror psicológico deixa o leitor envolvido e apreensivo, imagino que as cenas no hospital psiquiátrico são sim divertidas, mas as outras parecem ter um tom sombrio, gostei da fotografia!
    Vou tentar assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!
      Sim, o enredo é sensacional, você é surpreendido o tempo inteiro e depois tudo faz sentido, não fica nenhuma ponta solta. Amei a série!

      Excluir
  7. Olá,Rodrigo! Como disse no outro post,não sou muito fã desse tipo de série.Eu o suspense e terror psicológico não nos damos muito bem,mas a série em si é bem interessante,esse ar de mistério,segredos sempre são bem instigantes e realmente prende a pessoa do início ao fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Dê uma chance para essa, acredito que irá gostar.
      O mistério te prende muito!

      Excluir
  8. Olá, Rodrigo!
    Que doidera de série! Gosto desse tipo que prende a gente numa teia de mistérios. Eu estava procurando uma série para assistir, mas acho que nunca encontraria esta sozinha, pq a primeira imagem me assusta, haha.
    Vou começar a assistir a mais rápido possível! Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.