[Filme] Viva - A Vida é uma Festa - Cantinho Geek

07 junho, 2018

[Filme] Viva - A Vida é uma Festa

Fala galera! Hoje vamos falar sobre uma animação que me emocionou muito: Viva – A Vida é uma Festa (Coco – título original). Amo os filmes da Pixar e eles acertaram em cheio com essa história que aborda os vários tipos de morte: a morte natural, a morte por acidente e a morte por esquecimento. Pode parecer um assunto delicado para ser abordado com o público infantil, mas tudo é feito de forma leve e delicada.


Na história, Miguel é uma criança apaixonada por música, mas na sua família é algo proibido devido um trauma. Seu tataravô abandonou a esposa e os filhos para seguir a carreira artística, fazendo a família também transferir seu ódio para tudo que envolva essa arte. Miguel é fã do cantor Ernesto de la Cruz e sonha em se tornar um músico feito ele.


Apesar da proibição, Miguel tem um esconderijo onde toca sua viola quebrada e assiste apresentações do seu grande ídolo já falecido. Após uma série de acontecimentos, Miguel prefere ser rejeitado pela família para seguir sua vocação para a música. Só que o garoto é transportado para a Terra dos Mortos. Calma, vou explicar melhor!


Na celebração do Día de los muertos, acredita-se que as almas voltam para visitar seus entes queridos. Por isso, as pessoas constroem altares para preservar suas memórias e colocam comida de oferenda. Ao tocar o violão do seu falecido ídolo De la Cruz, Miguel é transportado para essa dimensão habitada por aqueles que ainda são lembrados no mundo dos vivos. A partir daí acompanhamos a jornada dele em busca da bênção de Ernesto de la Cruz que ele acredita ser seu tataravô. Nessa jornada ele contará com o auxílio do interesseiro e divertido Héctor.


Claro que Miguel precisará correr contra o tempo para não ficar preso na Terra dos Mortos para sempre. Um outro detalhe é que quando não tem pessoas no mundo dos vivos que se lembram dos antepassados falecidos eles deixam de existir e não visitam mais a terra no Día de los muertos. Nessa jornada Miguel aprenderá várias lições sobre família, legado e perdão.


Esse é o primeiro filme da Disney totalmente no México e dedicado à cultura mexicana. Temos várias reviravoltas, bem dignas das telenovelas. Os antepassados que retornam no Dia dos Mortos estão forma de esqueletos, mas com roupas e maquiagem. Temos até a presença de Frida Kahlo!


As músicas do filme são outro show à parte. Sem falar que as versões em português das animações da Disney / Pixar muitas vezes ficam mais legais do que as originais! Contagiantes e tocantes. Inclusive, a principal dela Remember Me (Lembre de Mim) ganhou o Oscar de Melhor Canção Original.



Viva – A Vida é uma Festa é um filme para adultos e crianças, um filme para a família. Um filme sensível e que nos faz chorar e refletir muito. Sem dúvidas, um dos melhores que já vi! E você já assistiu? Conta para a gente o que achou nos comentários!


Por: Rodrigo Fonseca
Siga-me no Instagram e acompanhe minha Fan Page

Nenhum comentário:

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.

Instagram