[Resenha] Insígnias de Karol Blatt - Cantinho Geek

18 maio, 2018

[Resenha] Insígnias de Karol Blatt

E aí, pessoal! Hoje falarei um pouquinho sobre esse livro maravilhoso que tive a chance de conhecer: Insígnias, da autora Karol Blatt.




O que me chamou atenção para o livro foi o fato de sua história ter ocorrido no período nazista. E já nas primeiras páginas do livro, Hadassa Belshoff, uma jovem judia, é separada de sua família pelos alemães, ficando apenas junto de sua irmã. Sua personalidade forte e corajosa, chama a atenção do oficial Ahren Müeller, que a leva para trabalhar em sua residência familiar, na Polônia, separando-a de sua irmã. Ahren é um homem frio, insensível e que segue a ideologia nazista sem pestanejar, declarando seu total ódio e desprezo aos judeus.



Assim que chegou a residência, Hadassa trabalhou demais nos afazeres da casa, sofria diversas humilhações e vivia em condições precárias. Dentro desse tempo, ela se aproximou de uma pequena menina chamada Lindie, que era irmã caçula do oficial Ahren. As duas, instantaneamente, criaram uma ligação muito forte, pois Lindie era inocente o bastante para que não visse Hadassa de outra forma, se não como uma fonte de carinho materno. 
Enquanto o tempo passava, as coisas começaram a mudar entre Hadassa e Ahren. Os olhares, as palavras, a forma como ele se dirigia a ela, fazendo com que sentimentos controversos e difíceis de aceitar surgissem. Nesse tempo, é como se toda a verdade atrás da ideologia nazista caísse por terra para Ahren e ele começa a enxergar o quão aquilo era horrível, justamente após Hadassa ter tomado uma atitude de grande coragem.



Somos colocados diante de vários questionamentos e conseguimos saber exatamente quais são os conflitos que se passam dentro do coração de Hadassa. Além de todo esse turbilhão de sentimentos indefinidos e estranhos, também existe todo o conflito da guerra, do sofrimento que os judeus passavam naquele momento e a separação que Hadassa sofreu. Era como se em nenhum dia de sua vida ela esquecesse de seus queridos familiares e nunca perdesse a esperança de um dia encontrá-los. 
Diante de tantas dúvidas de como seguir adiante em um mundo que estava em guerra, ainda mais por eles estarem em lados opostos, Ahren e Hadassa ficam determinados a passar por cima de tudo e todos para seguirem com suas decisões e que inclusive os deixam em risco de vida. 




Insígnias é um livro cativante e que realmente me prendeu do início ao fim. É interessante ver Ahren mudar sua visão diante de algo em que ele acreditou por grande parte de sua vida e ver como foi trabalhado a parte emocional dos personagens em um período de grande horror. É um livro que, no fim das contas, faz você ver que sim, as pessoas podem mudar, podem se arrepender e podem ver as coisas que costumavam fazer de ângulos diferentes. 
Algo mais que me chamou atenção além da sinopse, foi a capa. Achei simplesmente maravilhosa. 
É um livro que recomendo muito para quem gosta de drama e romance escrito por autoras brasileiras.



Nota: 4/5



Nenhum comentário:

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.

Instagram