[Resenha] Alma? - O protetorado da sombrinha - Gail Garriger - Cantinho Geek

25 maio, 2018

[Resenha] Alma? - O protetorado da sombrinha - Gail Garriger


Há algum tempo eu tenho tido vontade de ler Alma? - livro steampunk publicado pela Editora Valentina -, já tinha visto várias resenhas, mas nunca alguma que informava o que eu queria realmente saber. Seria apenas uma fantasia policial ou também haveria cenas de um romance? Quem me conhece sabe que adooro um romance bem quente! Eis que fico bem surpresa ao perceber que o livro foge totalmente do conveniente se tratando de seres sobrenaturais e ainda possui um romance para lá de quente! Venha conferir os detalhes desta resenha maravilhosa ;D

Alexia Tarabotti ou srta. Tarabotti - como é chamada no livro inteiro - é uma preternatural, ou seja, não natural e também não sobrenatural. Acontece que Alexia não tem alma, e neste mundo os seres regem pela quantidade de alma, aqueles que tem muita alma podem se transformar em seres sobrenaturais (vampiros, lobisomens, etc) e aqueles que tem pouca morrem passando pela metamorfose. Claro que não são todos que se submetem a transformação pois não há como medir a quantidade de alma e tem o risco de morte. Fato que faz a sociedade aceitar os seres sobrenaturais já que não são muitos. Acontece que não ter alma anula qualquer poder sobrenatural em qualquer ser que Alexia tocar, e sua condição é bem rara, tanto que são pouquíssimos os preternaturais. Mas ela os poderes somente são anulados enquanto ela mantiver o toque, depois que o contato é feito a criatura volta ao seu estado sobrenatural.


Srta. Tarabotti é meio italiana e teve essa condição - preternatural - repassada de seu pai, também italiano, mas que falecera há um bom tempo. Ela sofre certo preconceito por já ser considerada uma solteirona, ter um nariz um pouco grande, e por sua pele ser um pouco mais escura que as dos demais da sociedade londrina. Ela mora em uma família que vive a pondo para baixo com essas característica, sendo assim, não tem um boa auto-estima, mas tem uma língua extremamente afiada e incontrolável.

Alexia tem o dom de falar as coisas mas inconvenientes possíveis nos momentos mais inapropriados, geralmente choque na sociedade que pensa que as moças devem ser recatadas e não dominar tanto assuntos científicos como ela domina. Acontece que Alexia é um exemplo de emponderamento feminino tentando expor sempre a uma sociedade machista o que ela pensa por mais chocante que isto seja.


— Lorde Maccon — disse a srta. Tarabotti —, por que sempre que estou perto do senhor acabo ficando numa posição comprometedora?

Acontece que em um desses bailes, srta. Tarabotti vai até uma biblioteca onde é atacada por um vampiro, mas ao tocar na moça as suas presas somem e ele fica sem saber o que está acontecendo. O que é muito bizarro, pois os vampiros vivem no que chamam de colmeias, onde a rainha - a única que pode transformar um humano em um vampiro - toma conta de seus "filhos" lhes dando uma boa vida e falando sobre todas as leis que os vampiros devem seguir.

Em Alma? os seres sobrenaturais vivem em harmonia com os seres humanos seguindo as leis aplicadas a eles, nada de beber sangue sem a vítima autorizar entre várias outras coisas. Alexia acaba matando o vampiro sem querer e o DAS (Departamento de Assuntos Sobrenaturais) aparece lá, o problema é que o Lorde Maccon é um pouco implicado com Alexia por ela sempre se meter em apuros, o mesmo é um lobisomem e muito mal humorado.


Lorde Maccon soltou o braço da moça, parou, virou-se e, para total surpresa dela, beijou-a na boca com intensidade.

Há uma série de acontecimentos, lobos solitários e vampiros errantes estão desaparecendo, além do fato de que vampiros não registrados e sem conhecimento sobre a parte sobrenatural deles e leis, estavam aparecendo do nada. No meio disso tudo Alexia se vê envolvida ao quase ser sequestrada por um homem com rosto de cera, mas é salva por Lorde Maccon.

O livro é divertidíssimo! Eu amei os diálogos entre Alexia e os outros personagens, ela é extremamente inteligente e sarcástica. Mesmo na época vitoriana ela não se deixa abalar pelo fato de ser mulher e também que esperam dela uma mulher submissa, ela não é assim e jamais vai ser. Srta. Tarabotti impõe sua opinião de forma a deixar todos estarrecidos e chocados com a sua ousadia.

Acontece que Lorde Maccon tem uma quedinha por Alexia e durante o evento acima onde ele a salva, o nosso querido lobisomem acaba lhe roubando um beijo. Acontece que Alexia apesar da sua pouca experiência de recatada não tem nada e quer aproveitar cada momento. Assim temos algumas - poucas, infelizmente - cenas hot no livro.


— O professor Lyall é chegado a fofocas? — A preternatural parou de olhar para o corpo e fitou o rosto dele.
— Como uma velha futriqueira.

Os personagens secundários vão te cativar tanto quanto os personagens principais. Temos o professor Lyall, lobisomem e fiel escudeiro do Lorde Maccon, o mesmo é bastante educado, mas não perde a oportunidade para dar umas alfinetadas no amigo. Outro personagem do qual gostei muito foi o Lorde Akeldama, um vampiro errante e com um gosto muito peculiar para a moda. Ele gosta de se vestir com cores vibrantes, saltos, laços e tudo o que brilha.

Lorde Akeldama olhou-o de alto a baixo.
— Meu doce jovem pelado, olhe quem fala, não é? Não que eu me importe, claro.
O conde enrubesceu tanto que até o pescoço e os ombros ficaram vermelhos.

Alma? tem 308 páginas das quais eu devorei em apenas dois dias. Não consegui largar desde o instante que me inseri neste mundo que a autora Gail Carriger criou. Ela mistura o sobrenatural com uma sociedade em pleno século XIX que aceita o fato de viverem com lobisomens e outros seres, com a tecnologia steampunk, emponderamento feminino e um romance de lhe ascender um fogo pelo corpo inteiro!


Se eu gostei? Eu amei! Com toda certeza irei acompanhar os outros volumes d'O protetorado da Sombrinha - noma da série. Não se trata de um volume único e sim uma sequência, pois pelo pouco que andei pesquisando, a Alexia Tarabotti continuará sendo a nossa queridíssima personagem principal nos próximos quatro volumes, mas com problemas diferentes e problemas é o que não falta!

Para o meu gostinho de surpresa, esses dias fui em um evento e comprei algumas revistinhas da Neo Tokyo e não é que encontrei uma parte da mesma exclusiva sobre o livro Alma?? Acontece que nos estados unidos eles fizeram uma adaptação dos livros para três volumes em mangá! Eu dei vários gritinhos no carro e quando tive a oportunidade corri até o computador e pesquisei mais sobre. Infelizmente, os volumes dos quadrinhos não foram lançados no Brasil e como a Editora Valentina lançou o último volume desta série este ano, acredito que seria interessante trazer agora a versão em mangá.

Os volumes da série são:
  • Alma?
  • Metamorfose?
  • Inocência?
  • Coração?
  • Eternidade?


Vou deixar algumas imagens da arte para vocês babarem e correr na página da editora para pedir que eles tragam essa edição. Juntos fazemos a força, né?






Muito fofo, não é? Eu gostei muito e achei maravilhosa a ideia de adaptarem para HQ. Dei uma futricada em algumas que achei online para ler - apenas em inglês - e verifiquei que é menos erotizada que nos livros há as cenas, mas as cenas estão lá, só não estão repleta de detalhes mais eróticos hehehe... Acontece que se eu não tivesse lido a revistinha eu jamais saberia que teria essa adaptação em mangá da série pois no site da Editora Valentina não há nenhuma informações sobre isso. O que deveria ser corrigido, né?

Vou parando por aqui pois a minha resenha ficou enooooorme, mas achei necessário. O livro é muito complexo em riqueza de detalhes e acontecimentos, em nenhum momento deixa o leitor entediado ou cansado. A leitura flui de uma forma incrível.

Ok, vou parar se não daqui a pouco já acrescentei mais uns cinco parágrafos. E você? Já conhecia essa série? Me conta aí se já leu ou pretende ler.


Avaliação:
5/5 (favorito)


Compre o mangá (em inglês) na Amazon



Nenhum comentário:

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.

Instagram