[Resenha] Coragem - Rose McGowan

abril 09, 2018

Bom dia!

Recentemente recebi uma obra de peso em parceria com a Editora HarperCollins e hoje vou dar minha opinião sobre ela.



Sinopse: 
Rose McGowan nasceu em um culto e o trocou por outro, mais visível: Hollywood.
Rose McGowan se tornou uma das atrizes mais desejadas de Hollywood da noite para o dia quando foi "descoberta" nas ruas de Los Angeles. O estrelato logo se tornou um pesadelo de exposição constante e sexualização. Todos os detalhes de sua vida pessoal se tornaram públicos, e as realidades de uma indústria inerentemente machista emergiam a cada roteiro, papel, aparição pública e capa de revista. Hollywood esperava que Rose ficasse quieta e cooperasse. Em vez disso, ela se rebelou e impôs sua verdadeira identidade e voz.
Ela reemergiu sem roteiros nem desculpas, corajosa, controversa e sempre verdadeira. Liderando o movimento de denúncias de assédio sexual na indústria de entretenimento ao expor os crimes de Harvey Weinstein, Rose é hoje um dos rostos do movimento feminista e não hesita ao disparar verdades inconvenientes e exigir mudanças. Coragem é seu livro de memórias em forma de manifesto - um relato sem censura nem piedade da ascensão de um ícone millennial, uma ativista sem medo e uma força de mudança imparável determinada a expor a verdade sobre a indústria do entretenimento, trazer à luz uma indústria multibilionária construída sobre a misoginia sistêmica e empoderar pessoas ao redor do mundo a acordarem e terem coragem.
- - - 

Quem é Rose McGowan? Que é uma atriz nós sabemos, mas na realidade, quem é ela?  Rose é uma atriz norte-americana que ficou famosa pelo papel de Paige Matthews em Charmed, uma série de televisão sobre a vida de bruxas e feiticeiras numa comunidade sobrenatural e segue a vida de três irmãs com poderes diversos, uma delas interpretada por McGowan. Porém, sua atuação não parou por aí, fazendo com que ela estrelasse vários outros programas, como os filmes Pânico e Conan, o Bárbaro.

Eu costumo assistir constantemente filmes e séries, contudo, confesso que não a conhecia. Dando uma rápida pesquisada soube do que se tratava e decidi que sem dúvida nenhuma era uma obra que merecia minha atenção. Eu adoro biografias e essa era uma que merecia destaque, aceitei resenhá-la.


"Eu rompi com alguém?
Sim, rompi com o mundo.
E você também pode.
Meu nome é Rose McGowan e eu tenho CORAGEM"


Dividido em duas partes, a obra inicia-se falando sobre a infância da atriz. Rose cresceu numa seita e sofreu muito na infância. Passando por poucas e boas, podemos notar o quão forte ela já era desde muito nova, pois, apesar de tudo ela mantinha sempre sua opinião sem ceder ao sofrimento ou a pressão alheia. Desde muito nova, ela não podia contar com seus pais, já que os mesmos não tinham preocupações com ela. A seita onde vivia apoiava coisas absurdas e tinha uma certa ordem machista e desnecessária. Os relatos são de revirar os olhos, aliás, na obra toda.

Logo de cara, podemos notar que Coragem é uma obra essencial, necessária e obrigatória para qualquer mulher, e homens também, claro. Rose foi abusada, maltratada, levada como um objeto sexual e outras coisas que nos embrulham o estômago.


"Passar fome desanima. Passar frio desanima. Esconder o terror e ter coragem o tempo todo exige muita energia."




Uma cena onde a escritora narra o estupro sofrido por ela foi demais pra mim, não conseguia continuar e queria desistir da leitura, mas me mantive firme, precisava chegar ao fim. Por isso já aviso, muito cuidado a medida que lê, por que para quem tem estômago fraco a leitura pode ser traumatizante. O mais absurdo é ver como as pessoas que sabiam do que Harvey Weinstein, diretor de Hollywood, fazia e eram coniventes com ele. O cara abusou de diversas mulheres, incluindo McGowan e ninguém tomou uma atitude. Eu não consigo entender isso, juro que não consigo!

Falando em Hollywood, a segunda parte da obra conta a trama da autora desde que ela fora descoberta nas ruas de Los Angeles até atualmente. Namorou dois famosos ao longo dos seus anos de atrizes e confessou que seu namoro com Marilyn Manson fora uma das coisas mais normais e boas de sua trajetória, lamentando apenas a forma como ele tratou do término dos dois na mídia. Já seu romance com Robert Rodriguez fora polêmico e muito conturbado, afinal, ele era um cara casado e ela se tornou sua amante. O que nos dá uma certa revolta, a medida que vemos que depois de tudo, ela não pensou sequer no estrago que estava causando a outra mulher. Poxa! No entanto, é a única parte que podemos ver na qual ela não teve nenhuma consideração com as outras pessoas envolvidas.


A sociedade dá passe livre aos homens. "Eles não se controlam". "Você os levou a fazer isso com sua beleza". Ouvi isso muitas vezes. "Eles não conseguem se conter. Ah, coitado, ele não aguenta." Ah, vá se foder, isso se chama agressão. Ninguém diz o que é de fato nessa sociedade, mas está na hora de começar."




(Há tantos quotes que queria soltar aqui pra vocês, mas esta resenha ficaria longa, desgastante e vocês veriam quase a obra inteira.)

Podemos ver como sua vida foi regada a machismo, sexualização e muita dor. É chocante, revoltante, doloroso. Apesar de não ter curtido tanto a leitura em alguns pontos, posso dizer que estou agradecida pela oportunidade de lê-lo. O pesadelo que foi sua vida e a coragem que ela teve de enfrentá-la foi absurdamente incrível de acompanhar. Corajosa, sem dúvida é a palavra chave para ela. Lidar com tudo como ela lidou e chegar até aqui, essa mulher é forte demais, estou abismada.

Uma obra de empoderamento e luta, feita para escandalizar e esfregar a realidade na nossa cara. Acorde! Lute! Enfrente! E acima de tudo, denuncie.\ não tenha medo de jogar os abusos, machismo, distratos ao vento. Uma obra de conscientização. Meu Deus, o mundo precisa ler isso!!!

Um verdadeiro tapa na cara da sociedade. Se essa obra não te afetar, eu não sei o que afetará!

Só digo uma última coisa, se você vai pegar o livro para ler por mera distração, não o faça. Leia sabendo o que vai encontrar e seja forte, pois você vai precisar.



Nota: 3/5

Estou sem palavras para continuar. Leiam por si mesmo e tirem suas próprias conclusões. Ah, e me contem depois o que acharam. Fico no aguardo! :*

Posts relacionados

0 comentários

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.

Parcerias


Afiliados

50% OFF for ALL New Arrivals! Get Fresh and Fabulous Fashion at sammydress.com! Cupom de Desconto