[Resenha] Como se casar com um marquês - Julia Quinn






Olá geeks! Hoje trago para vocês a resenha do romance Como se casar com um marquês da coleção Agentes da Coroa, escrito pela autora Julia Quinn. Essa narrativa de época com um tom de comédia pode agradar bastante pessoas que já leram os livros da Julia ou outros do gênero!



Bom, vamos lá. Aqui temos a história de Elizabeth Hotchkiss, uma primogênita de três irmãos que tem que batalhar para manter o bem-estar e conforto da família, já que seus pais faleceram. O título de baronete do seu irmão mais novo já não garante mais que eles tenham meios de subsistência e para completar a renda da família, além de vender os objetos de valor herdados e não acompanhar mais os ditames da alta costura, Lizzy tem que trabalhar de dama de companhia para uma senhora de idade chamada Lady Dansbury. 


Apesar da gratidão que sente por seu emprego, Elizabeth sabe que a quantia que recebe não será suficiente para mandar seu irmão mais novo, Lucas, para Eton, a escola tradicionalmente frequentada por sua família, ou para compor o dote de suas duas irmãs mais novas, Susan e Jane. Assim, ela começa a considerar a única alternativa que mulheres tinham em seu tempo para ascensão social: um casamento vantajoso. 


É nesse momento que o destino prega uma peça em Elizabeth, que nunca recebera nenhuma proposta de casamento que valesse a pena considerar, a não ser a de um homem com dobro de sua idade e grosseiro. Coincidentemente, a moça, numa de suas passagens pela biblioteca de Lady Danbury descobre uma espécie de manual sobre Como se casar com um marquês. De começo, considera a ideia de utilizá-lo totalmente ridícula, mas dadas as suas circunstâncias, Elizabeth acaba emprestando o livro (sem pedir, pois seria embaraçoso, mas com toda a intenção de devolver) e passa a procurar algum cavalheiro qualquer para treinar as sugestões da Sra. Seeton, autora do manual.

A VIDA É UM MERO ENSAIO ATÉ QUE VOCÊ ENCONTRE O HOMEM COM QUEM IRÁ SE CASAR. ASSIM, VOCÊ DEVE PRATICAR ESSES DECRETOS O TEMPO TODO, COM TODOS OS HOMENS QUE ENCONTRAR, NÃO IMPORTA SE NÃO TEM INTENÇÃO DE SE CASAR COM DETERMINADO HOMEM. 
 Como se casar com um Marquês: o Manual de Lady Seeton. 

Dá pra ver que essa Sra. Seeton é bem louca. Ao mesmo tempo, Lady D contrata um novo administrador para a propriedade, James, um rapaz bastante misterioso e, de quebra, muito bonito, no qual Lizzy vê uma oportunidade para praticar seus talentos de conquistadora. Até o momento que a moça começa a lamentar que o rapaz não é rico, pois está ficando de fato interessada nele.



Não vou revelar mais para manter o suspense, mas posso dizer que é uma leitura bem agradável e divertida. As primeiras 80 páginas para mim foram um pouco mais difíceis, achei que a narrativa estava um pouco arrastada e demorei a desenvolver algum apreço pela personagem principal. Mas, depois desse começo consegui me envolver com a leitura e terminei rapidinho. 

O livro tem muitos momentos bem-vindos de alívio cômico, o que torna a leitura leve e possibilitar que você se distraia em meio ao turbilhão de coisas do dia-a-dia. Além disso, a autora consegue criar um certo suspense, embora bastante superficial, em torno de alguns aspectos da narrativa, que instigam a curiosidade do(a) leitor(a) e te fazem querer prosseguir a leitura o mais rápido possível. 

A narrativa é em terceira pessoa, o que por um lado é bacana, pois te ajuda a conhecer as diferentes personagens com mais profundidade, mas por outro lado, atrasa um pouco a conexão/identificação  com as mesmas, especialmente quando há troca de pontos de vista entre os protagonistas (Lizzy e James) muito no início da narrativa.



Pra quem gosta de um romance um pouco mais apimentado este livro também não deixa a desejar, mas não espere um romance erótico, ok? Esse não é o foco do livro. O que eu, particularmente, gosto mais, acho que sobra mais espaço para a história. As maiorias dos livros com esse foco que conheço tendem a perder pontos no quesito narrativa, muito embora alguns se sobressaiam e consigam equilibrar os dois aspectos. 

Bom, de modo geral, foi uma leitura bacana e eu recomendo, mas não esperem o melhor livro do ano kkk. Estão garantidas algumas risadas e alguns suspiros e, se você realmente gostar do gênero, pode ser que se torne um favorito!

Avaliação: 4/5 
Image result for como se casar com um marques
Título: Como se casar com um Marquês
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
N. de páginas: 319


Compartilhe este post:

Postar um comentário

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.

 
Copyright © Cantinho Geek. Designed by OddThemes