[Resenha] Coluna de Fogo - Ken Follett



E aí geeks, tudo bem com vocês?

Me chamo Gustavo e a partir desta resenha estarei publicando aqui no Cantinho de vez em quando, espero que vocês possam curtir a leitura da mesma forma que eu gostei muito de escrever para vocês. :D

Fiquei encarregado de resenhar o livro Coluna de Fogo do autor Ken Follett, trazido aqui para o Brasil pela Editora Arqueiro e já adianto que foi uma leitura muito prazerosa. Confesso que é a primeira vez que leio um livro dele, minha querida irmãzinha e minha estimada genitora ficaram indignadas por eu não conhecê-lo.


Eu também fiquei indignado comigo mesmo depois de ler esse livro…

Bom, vamos ao que interessa.

Sobre o autor


Kenneth Martin Follett é um autor britânico e ficou conhecido por O buraco da agulha, lançado em 1978, que foi um sucesso de vendas em diversos países. O cara já acumulou mais de 150 milhões (vou repetir novamente… 150 m-i-l-h-õ-e-s!!!) de exemplares de suas obras vendidos pelo mundo, ou seja, dá para ver que ele é fera quando o assunto é escrever.


A resenha

Ele foi enforcado em frente à catedral de Kingsbridge. É lá que costumam acontecer as execuções. Afinal, se não se pode matar um homem diante de Deus, é provável que não se deva matá-lo.
É com este parágrafo inicial que somos apresentados ao novo romance de Follett, que já deixa bem claro com poucas palavras que estamos sendo levados para um cenário onde a religião está presente com muito mais força e influência que nos tempos atuais.

Algumas páginas para frente podemos confirmar isso ao entrarmos na pele de Ned Willard, filho de uma família de comerciantes bem sucedidos da cidade de Kingsbridge, Inglaterra, no ano de 1558.

Ned é apaixonado por Margery Fitzgerald, e não vê a hora de se casar com ela. Mas nada é tão simples assim. Margery já está prometida a outro por questões políticas e para ajudar ainda mais, as famílias dos dois são de religiões diferentes. Os Willard praticam secretamente o protestantismo, que fora banido pela atual rainha, Maria Tudor, enquanto os Fitzgerald são católicos fervorosos.



Partindo disto, a história se desenvolve, com a apresentação de novos personagens, cada um com seus próprios desejos e ambições, de países e costumes diferentes, tornando-os únicos e trazendo pontos de vista variados sobre os acontecimentos como um todo. O mais interessante é que Follett consegue entrelaçar as histórias dos coadjuvantes com a de Ned, sem parecer forçado.

É importante destacar a criatividade do autor em relação às peculiaridades de cada personagem. Temos católicos fanáticos, espiões inescrupulosos, protestantes que se arriscam ao divulgar sua religião. Existe bastante variedade, mas ainda assim somos capazes de desenvolver sentimentos por cada um deles, nos preocupando, comemorando ou até odiando seus feitos.  

Isso tudo sem contar o desenrolar político-religioso da trama, com diversas reviravoltas inesperadas, assassinatos, traições, que traz uma perspectiva bem apurada de como seria viver num tempo onde religião era o centro do poder no mundo e onde algumas pessoas arriscariam qualquer coisa para ter um título de nobreza e influência.

A narrativa é feita através da visão de um narrador em terceira pessoa, com apenas uma ou outra exceção. A história não se torna cansativa ou arrastada em nenhum momento, se não fosse a correria diária, eu poderia ter terminado a leitura rapidamente, pois toda a trama é desenvolvida de forma a manter o leitor vidrado nas mais de 800 páginas da obra.


Concluindo, se você, assim como eu, quer ser surpreendido nesse fim de ano com uma ótima leitura, ou se você já é um fã de longa data de Follett, faça o favor de sair da frente dessa tela, e arranjar um jeito de ler Coluna de Fogo, te garanto que mesmo não sendo fã do gênero, eu fiquei muito surpreso e satisfeito com esta obra cheia de ação até suas últimas páginas.

Avaliação: 5/5

Resultado de imagem para coluna de fogo


Título: Coluna de Fogo
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro
N. de páginas: 806

Compartilhe este post:

Postar um comentário

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.

 
Copyright © Cantinho Geek. Designed by OddThemes