[Resenha] Anne Rice - Entrevista com o Vampiro



Entrevista com o vampiro  é um livro que já tem mais de 40 anos e até hoje continua fazendo muito sucesso com quem ama assuntos que envolvem o sobrenatural e vampiros.

A edição brasileira foi traduzida por Clarisse Lispector e foi o primeiro livro das crônicas vampirescas que li em um primeiro momento quando tinha 15 anos. Agora aos 24, resolvi reler a narrativa e assim pretendo fazer com todas as crônicas vampirescas da escritora Anne Rice, pois em breve será lançado uma adaptação para a televisão!  

Entrevista com o Vampiro é um livro que sempre me pareceu muito sombrio e bem diferente de tudo que já li. Ele é o primeiro livro que dá inicio as crônicas vampirescas.





Louis, o vampiro protagonista deste livro,  é entrevistado por um jornalista e em seu relato ele conta toda a história de sua vida, desde quando era um ser mortal (século XVIII) até os dias atuais. Ele nos apresenta Lestat, que fora seu criador, mas que não ensinou ou introduziu Louis em seu novo mundo como vampiro da forma certa ou como um pai faria a um filho, pois Louis passa quase toda sua existência se perguntando e se questionando sobre seus mistérios como imortal. A medida que vamos lendo percebemos que Lestat pode simbolizar a razão e Louis a emoção.

Entre esses questionamentos, Louis e Lestat criam uma vampira em corpo de criança chamada Claudia, que entra em outras formas de crises com sua existência, por sua mentalidade e idade se tornarem avançadas, porém seu corpo continuar sendo infantil.

Então Louis e Claudia embarcam em uma viagem atrás de respostas que até então não tinham sido esclarecidas pelo vampiro criador Lestat, o que acabou levando Louis a encarar uma eternidade depressiva e sem razão depois de vários acontecimentos turbulentos nesta viagem. É muito interessante vermos como Louis procura por respostas desde sua criação e quando foi atrás delas, só tornou sua existência mais pesada e depressiva, como se não existissem respostas e ele tivesse de encarar as coisas como eram, sem aprofundamentos. Desde que ele era um ser humano, ele já não se sentia muito bem e em vida ele estava prestes a cometer suicídio quando se tornou um alcoólatra que apostava tudo em jogos.


Imagem da adaptação do livro para o cinema com Brad Pitt, Tom Cruise e Kirsten Dunst. 

Somos levados a um mundo obscuro, infiltrado na escuridão das madrugadas que estão cheias de segredos de um mundo sobrenatural. Podemos viajar no tempo e no mundo com Louis e sua trajetória imortal e descobrimos junto dele, os poderes, os mistérios e as questões filosóficas existentes entre o bem e o mal. E junto dele ainda continuamos a nos perguntar muitas coisas que só vão se desvendando a medida que continuamos lendo as crônicas vampirescas.


Avaliação
5/5


Título: Entrevista com o Vampiro
Autora: Anne Rice
Ano: 1976

Compartilhe este post:

Postar um comentário

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.

 
Copyright © Cantinho Geek. Designed by OddThemes