[Resenha] Harry Potter e a Pedra Filosofal - J. K. Rowling


Olá, pessoas! Tudo bem?

Nesse post trago para vocês a resenha de um livro que para mim dispensa apresentações! Esse bruxinho vem encantando milhões de pessoas, fazendo parte da nossa infância, adolescência e, claro, vida adulta também. Para os que não conhecem, venham mergulhar nesse maravilhoso universo da nossa amada J. K. Rowling. Aos que já conhecem, eu trago também imagens da lindíssima edição ilustrada que a editora Rocco publicou no ano passado, porque o que é muito bom a gente relembra com estilo!


No primeiro capítulo somos apresentados a Harry Potter, o menino que sobreviveu, embora ainda não saibamos muito bem a quê. Apenas um bebê com uma grande cicatriz na testa, foi deixado acompanhado apenas de uma carta à porta de uma casa, na Rua dos Alfeneiros, nº 4, por pessoas vestindo roupas estranhas, com capas largas.


O garoto, “acolhido” pelos tios Walter e Petúnia Dursley, cresce em meio a uma família que não gosta dele, vivendo num armário de vassouras embaixo da escada. Até onde sabe, seus pais morreram em um acidente de carro e agora está condenado a viver na Rua dos Alfeneiros, sabe-se lá até quando. Além disso, ainda tem que aturar o chato do primo Duda, queridinho dos tios, que é um garoto gorducho e petulante e vive zombando de Harry.



Como se isso não fosse o bastante, perto de seu aniversário de 11 anos Harry começa a perceber uns acontecimentos estranhos. Quando ele está com muita raiva, ou com muita vontade de fazer alguma coisa, algo inexplicável acontece e os Dursley sempre acabam pondo a culpa nele por algum motivo que não entende. E do nada, Harry começa a receber cartas, dezenas, centenas, talvez milhares delas, sendo que nunca ninguém havia tentado se comunicar com ele antes! E é claro que até nisso os Dursley têm que meter o narizão onde não foram chamados...



Harry é impedido de ler suas cartas, até que um visitante muito estranho e grandalhão, chamado Hagrid, chega para garantir que a carta seja entregue pessoalmente.




Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts 
                                             Diretor: Alvo Dumbledore                                                         (Ordem de Merlim, Primeira Classe, Grande Feiticeiro, Bruxo Chefe, Cacique Supremo, Confederação Internacional de Bruxos) 
                Prezado Sr. Potter,
                Temos o prazer de informar que V. Sa. tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Estamos anexando uma lista de livros e equipamentos necessários.
                O ano letivo começa em 1º de setembro. Aguardamos a sua coruja até 31 de julho, no mais tardar.
Atenciosamente,
Minerva McGonagall                                                                                                 Diretora Substituta

Após ter passado toda a vida achando que era apenas um garoto normal muito azarado, Harry fica embasbacado com a notícia de que, ao que tudo indica, ele é um bruxo! Além de conseguir fugir da casa dos Dursley para uma Escola de Magia (*0*), pelo menos durante o período letivo, agora tem ainda a oportunidade de saber mais sobre os seus corajosos pais e a tragédia que levou a morte deles.


Harry mal sabe as maravilhosas e perigosas aventuras que o aguardam, ao lado de seus novos amigos bruxos Rony e Hermione, que conhece no trem a caminho de Hogwarts. 

Em respeito aos que ainda não leram e não conhecem os filmes, eu paro por aqui na sinopse. Quem já viu os filmes sabe de algumas peripécias desses bruxinhos, mas ainda assim, recomendo a leitura do livro, é uma outra experiência estar em contato direto com a narrativa da J.K., que é incrível. Eu digo isso porque vi os filmes um zilhão de vezes da infância à vida adulta e só recentemente fui ler os livros. E posso dizer que a leitura compensa muito, é mais rica em detalhes e as personagens são muito, mas muito bem construídas. Conforme você vai lendo as sequências, você vai notando pontos de encontro e conexões incríveis que a autora faz entre os livros, como pequenas surpresinhas para encantar o leitor, que tornam a leitura ainda mais mágica. 


Claro que nada agrada todo mundo, mas eu honestamente não tenho nada a reclamar. Se na minha outra resenha do The Kiss of Deception (que você pode conferir aqui no blog) eu disse que gostei da ambientação, aqui isso é mil vezes mais verdadeiro e genuíno. Acho a história ótima, o universo construído ao longo da série é extremamente complexo e o primeiro livro cumpre seu papel ao ser uma excelente introdução a tudo isso. A história de cada personagem vai se entrelaçando e tecendo uma narrativa para lá de fantástica e mágica, com diferentes tipos de criaturas, poções, feitiços, lugares incríveis, intrigas e etc, tudo descrito com muito profundidade e beleza. Eu fico de cabelo em pé com a J. K. Rowling. Sabe-se lá de onde é que vem tanta criatividade, se eu tivesse um terço disso eu já seria bem felizinha. 


E ainda tem essa edição maravilhosa da Rocco que vale muito a pena para quem vai começar a ler ou para quem já é muito fã e quer colecionar os livros com as ilustrações belíssimas (como podem ver ao longo do post) do Jim Kay, que tornam a imersão na história ainda mais emocionante. 




Eu estou no quinto livro da série agora, e conforme for lendo vou trazendo mais resenhas para vocês. Sou meio suspeita falando sobre isso, mas eu recomendo tudo que tenha a ver com esse universo. Os filmes, os livros, o novo longa Animais Fantásticos e Onde Habitam, e qualquer outra coisa que a J.K. apoie ou escreva provavelmente deve ser bom também, apesar de eu não conhecer tudo que ela produziu. 


Minha avaliação vai ser máxima, o que para mim não poderia ser diferente, mas como a expectativa muito alta com base na opinião dos outros pode atrapalhar as vezes, mergulhe nessa leitura como se nunca tivesse ouvido nada sobre ela e deixe a obra falar por ela mesma. E independente de você gostar ou não, depois disso, acho que já vai ter sido válido o fato de você ter tido um contato genuíno com a narrativa. 



Avaliação:
 

Resultado de imagem para harry potter ea pedra filosofal ilustrada


Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J. K. Rowling
Número de páginas: 246

Compre aqui pelo melhor preço:

Compartilhe este post:

Comentários
22 Comentários

22 comentários :

  1. Harry Potter nunca decepciona! Li os livros a algum tempinho já, alguns deles antes mesmo de sair alguns dos filmes, foi um dos livros que me fez amar esse mundo literário e querer conhecer mais e mais sagas! A Pedra Filosofal é o meu favorito de todos junto com o Cálice de Fogo.

    ResponderExcluir
  2. São ótimos né Marina? Tô amando, nas férias eu já termino kkkkk beijos!

    ResponderExcluir
  3. Harry Potter é vida! Eu amo esses livros!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  4. Que livro lindo! Ainda não tinha visto esse livro por dentro, mas as ilustrações são maravilhosas, vale muito a pena ter esse livro. Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Se eu já ficava encantada com a lombada desta série, agora que vi um dos livros por dentro fiquei apaixonada mesmo. Não li nada do bruxinho ainda, nem mesmo vi os filmes. Mas meus filhos gostam, e penso em comprar a série para eles.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles vão gostar muito! e quem sabe vc tbm! Beijooos.

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Fiquei com o coração mais quentinho enquanto lia essa resenha maravilhosa para falar. Sou um pouco suspeita para falar, porque amo Harry Potter e J. K. Rowling é uma das minhas autoras preferidas, então, adoro ler resenhas como esta que realmente valorizam a série.
    Concordo plenamente com você que a experiência de ler os livros é única, até para quem já viu os filmes. Nada supera a riqueza de detalhes e a construção maravilhosa de universo e de personagens que a J. K. fez.
    Fico muito feliz de saber que você está gostando de ler a série e espero que você goste dos outros livros também. Na minha opinião, o sétimo é o que deixa mais evidente a grandeza da história e o quanto a autora soube amarrar bem toda a série.
    Espero que você goste dos livros que faltam e vou querer ler resenhas dos outros livros também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e que bom que gostou da resenha! Estou muito ansiosa para ler os outros e assim que der vou colocando as resenhas aqui!! Beijos.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Confesso pra você que ainda não li nenhum dos livros da Serie HP, mas essa edição me deixou encantada. Amei as imagens e a diagramação. Conheço as historias dos filmes, mas sua resenha me passou a ideia de que há muito mais, se tiver a oportunidade irei adquirir sim, quem sabe não acabo me encantando pela serie. Beijos
    Parabéns pelas fotos e resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Os livros são maravilhosos, valem muito a pena!
      Beijos

      Excluir
  8. a edição realmente é muito bonita, ilustrada... mas o bruxinho nunca me cativou hahahah
    tenho implicância com a autora, a série... pra quem nunca leu nada do universo de HP, acho que essa edição instiga a ler de tão caprichada que é, a Rocco sabe trabalhar bem hehehe mas eu realmente tentei e não fluiu, acabei desistindo de vez...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece! Mas que bom que gostou da edição ilustrada, realmente talvez seja uma porta de entrada interessante para quem não se empolga desde o início com a história. Beijos!

      Excluir
  9. Oiii, eu nunca li HP, e acho que estou sendo pressionada kkkk. Que ilustrações lindas!!! Conheço toda a saga de filmes, mas é claro que a experiência do livro é muito mais mágica. Amei sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que isso, sem pressão! kkkkkk beeijos.

      Excluir
  10. Oie
    poxa, essa edição está fantástica, muito linda mesmo e eu ainda nem li a série, só vi os filmes, me sinto um et e poser hahaha gosto muito das histórias mas preciso muito ler

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também só tinha visto os filmes até pouco tempo kkkk mas os livros são ótimos, compensa muito ler! Beijos.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Amei a sua resenha, essa edição é um luxo e é meu amorzinho na estante!!!
    Estou louca para reler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Mal posso esperar chegar nessa fase da releitura kkkkkk beijos.

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Acredita que até hoje eu só li o primeiro livro da saga? Eu tenho a coleção inteira e vi todos os filmes, mas o livro não conseguiu me prender, pelo menos não o primeiro. Talvez em um futuro não tão distante eu dê outra chance para a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro tem uma pegada mais infanto-juvenil, talvez seja isso! Mas eu não sei, já amei muito desde o primeiro kkkkkkk. Beijos.

      Excluir

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.

 
Copyright © Cantinho Geek. Designed by OddThemes