[Entrevista] Rodrigo Fonseca

terça-feira, janeiro 31, 2017 2 Comentários A+ a-


Olá geeks, tudo bem com vocês?

Venho lhes apresentar mais um autor parceiro, desta vez o Rodrigo Fonseca que está publicando o seu livro Projeto 94 pela Editora Arwen. Só que desta vez o post também contém uma entrevista que fiz com o Rodrigo.


Venha conhecer um pouco mais sobre o autor!


SOBRE O AUTOR

Rodrigo Fonseca nasceu na Bahia, mas mora em São Paulo desde os 8 anos de idade e já morou dois anos no Ceará onde realizou um trabalho voluntário. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalha atualmente cuidando da Comunicação de ONG Vivenda da Criança, situada na zona sul de São Paulo e que atende mensalmente mais de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde criança gostava de ler e escrever, já criou jornais durante o ensino fundamental, peças de teatro que foram apresentadas na escola no ensino médio. Já publicou suas obras em e-book e na plataforma Wattpad. Atualmente, além de escrever, também se dedica ao seu Blog: Vitamina Livros.


SOBRE O LIVRO

Sinopse: Jake é um jovem prodígio nas corridas devido a sua velocidade fora do comum. É justamente isso que o faz ficar intrigado: como pode correr tanto, a ponto de seus pés mal tocarem o chão? Quando Jake começa a ter estranhos sonhos, as peças deste misterioso quebra-cabeças vão se encaixando e ele embarca em uma aventura em busca de respostas que justifiquem sua alta performance. Filho do renomado cientista Evan Sturguess, dono da clínica Genetic Corporation, Jake vive uma relação conflituosa com o pai, desde a morte da sua mãe. Além dessa grande distância emocional, Jake descobrirá da forma mais dura possível, como alguns segredos podem nos afastar das pessoas e até mesmo mudar nossas vidas para sempre. Jennifer é outra jovem que vê sua vida mudar de repente, observando incomuns acontecimentos envolvendo o poder de sua mente e instintivamente ligando isso a um cartão recebido na infância: um cartão da Clínica Genetic. Projeto 94 é uma aventura onde cinco jovens viverão uma história com mortes, cobiça, paixões, muita adrenalina e emoção. O que é o projeto? Qual seu objetivo?



ENTREVISTA

Agora que você já conhece um pouco sobre o autor e o seu livro, venha conferir mais detalhes!



1. Quando foi que você começou a gostar de ler e escrever? 
Desde criança para falar a verdade, logo quando comecei a aprender a ler e escrever ganhei livros de histórias Disney e gibis da turma da Mônica de parentes e foi aí que começou a paixão pela leitura. Depois comecei a escrever como eu achava que deveria ser o final das histórias que lia ou que rumos achava que a história deveria tomar para ficar mais interessante. Depois comecei a criar minhas próprias histórias, que iam desde novelas à peças de teatro e finalmente livros. 

2. Como veio a ideia do livro “Projeto 94” que você está lançando pela Editora Arwen? 
Foi bem curioso. A ideia veio enquanto ouvia a música "If God Was Onde Us" da Alanis Morissette, que fala sobre se Deus fosse como um de nós e aí pensei em fazer uma história falando o oposto, se nós humanos tivéssemos poderes. Aí fui montando a história na minha cabeça de acordo com experiências pessoais e também coisas que sempre quis aprender, estudei alguns fatos históricos que poderiam servir com pano de fundo para a história, outra cultura onde seria possível minha história se desenvolver com maior facilidade e de um jeito que fosse juvenil e adulto, que fizessem os jovens refletirem e que misturasse humor, ação, aventura, suspense, romance - elementos essenciais para uma boa história. E também assisti alguns filmes sobre o assunto. 

3. Algo que você gosta e que não gosta no livro.
Gosto do jeito que a história é desenvolvida, o ritmo, sem enrolação e dos ganchos e em cada capítulo. A parte que não gosto é a morte de personagens que gosto, mas que precisam morrer para a história crescer ou para fazer sentido de acordo com trajetória que o personagem seguiu. 

4. Quais foram as dificuldades que você encontrou neste meio literário?
As dificuldades foram no sentido de apresentar a história para as grandes editoras, devido a extensa quantidade de originais que eles recebem para avaliação, mas todas que consegui enviar aprovaram a história e elogiaram, então pude escolher aquela que seguia a linha editorial mais condizente, que tinha melhor plano e benefícios. 

5. Fale mais sobre “Projeto 94”, quais dificuldades e facilidades você teve ao escrever?
As dificuldades foram a parte de pesquisa, já que o livro se passa em outro país e tem um contexto histórico; também o tempo foi uma outra dificuldade, na época, trabalhava, estudava, namorava, então tive que conciliar o tempo, muitas vezes passei as madrugadas escrevendo, o que se tornou um ótimo hábito. O leitor pode esperar uma história surpreendente, com ação do início ao fim, não guardei tramas ou fiquei enrolando para só no final tudo se desenvolver, a história é eletrizante, quis sempre deixar um gosto de quero mais no fim dos capítulos, para que os leitores ficassem desesperados em saber o que acontece e quis surpreender os leitores em todos os sentidos. Cada capítulo acontece de tudo, como se fosse o último! O livro é repleto de ação, suspense, aventura, tem romance e humor também, é um livro bem completo.Acredito que todos nós temos dons e que podemos desenvolvê-los ainda mais. E que quanto mais praticamos, as dificuldades diminuem, não porque elas realmente diminuem, mas porque nossa capacidade aumenta, essa é uma das mensagens que o livro passa. Todo mundo já quis ser um super herói quando criança e ter poderes, o livro fará as pessoas se colocarem no lugar dos personagens que passam por isso e viajar nessa louca aventura que é o Projeto 94. 


6. Quanto tempo demorou para finalizar o livro?
Cerca de um ano, porque escrevia nas horas vagas e com a correria de trabalho, faculdade, namorada, família, era mais complicado. Muitas vezes escrevi de madrugada, virei a noite. Aí tive dois grandes amigos que me ajudaram a revisar. Depois de finalizada fui fazendo ajustes até ficar do jeito que eu finalmente achasse que estava pronto para a publicação.

7. É um livro único ou tem continuação?
Projeto 94 faz parte de uma trilogia, o segundo livro já está escrito, o terceiro tenho todo na mente, falta passar para o papel. 

8. Já possui outros projetos em mente? Se sim, gostaria de falar um pouco sobre eles?
Além dessa trilogia que será meu foco total, tenho outros projetos de livros de suspense, fantasia, um outro sobre zumbis e um romance. Todas as sinopses estão prontas, falta começar a escrever a história.

9. Recadinho aos leitores: O que você quer dizer para eles?
Eu espero que vocês leiam o Projeto 94 e se envolvam com a história assim como eu me envolvi. Escrever é minha paixão, minha vida. Fiz com todo o meu amor e dedicação pensando em cada leitor, para tocar cada um de jeito. E agradeço a vocês pela oportunidade de falar sobre esse sonho que está se realizando. Esse é o primeiro livro da trilogia, os próximos já estão escritos e podem esperar muita surpresa e reviravoltas! 


Até o próximo post!

Tenho 21 anos, sagitariana e apaixonada por livros. Atualmente estou cursando Design Gráfico na UFG. Meus Hobbies são escrever, ler, ver Doramas, animes, filmes e séries. Gosto muito de filmes e séries de terror, mas em questão de livros e mangás eu prefiro os de romances. Em 2016 publiquei meu conto "Lilith - A Princesa das Trevas" na antologia Demontale e fechei contrato com a Young Editorial para publicar o meu livro "Porcelana: Rubrum Luna"

O animal que me representa é o lobo.




2 comentários

Escreva um comentários
Maiara Pereira
EQUIPE GEEK
31 janeiro, 2017 Deletar

Adorei a entrevista e conhecer sobre ele! Muito sucesso pra vocês dois, viu? Fiquei com vontade de ler o livro ♥
Beijos!

www.meumundonofundo.com.br

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
31 janeiro, 2017 Deletar

Oie!!
Adorei as respostas do autor e de fato nos deixa bem curiosos sobre a história do livro.
Muito obrigada e sucesso para você também *-*

Responder
avatar

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.