[HQ] Transubstanciação - Lourenço Mutarelli

terça-feira, maio 03, 2016 4 Comentários A+ a-

Título: Transubstanciação
Arte: Lourenço Mutarelli
Editora: Dealer, Devir.
HQ
Skoob
Compre aqui

Sinopse: Lançada originalmente em 1991, a graphic novel Transubstanciação consagrou Lourenço Mutarelli como um dos maiores nomes brasileiros da história em quadrinhos.

Dez anos e muitos ótimos trabalhos depois, esta edição de Transubstanciação ganha mais que um destaque comemorativo, a começar pela apresentação luxuosa e, principalmente, porque traz o dobro de páginas, graças à inclusão de Réquiem, uma história que retrata um fato horrendo acontecido com o autor (fruto de uma insana "brincadeira" de "amigos"); e que o levou a produzir a Transubstanciação.

Em Transubstanciação, o personagem Thiago é um poeta angustiado que deseja encontrar a liberdade através da morte. Conta que seu pai era a atração de um circo por possuir quatro braços; e que o matou para livrá-lo de sua triste condição.

Esse trabalho foi também um marco para a carreira de Mutarelli, que passou a seguir rumos bem diferentes do humor que povoava, até então, a produção brasileira de publicações e tirinhas de HQ. Desde então, a narrativa de seus livros explora intensamente a manifestação de sentimentos, destacando os medos, as angústias, os segredos da alma e a neurose dos que sobrevivem ao dia-a-dia de uma cidade grande.

-------------------☆-------------------------☆-----------------------------☆----------------------------------☆-

Oi galerinha! Tudo Joia? ヽ(・∀・)ノ

Aqui é a Lu, e hoje irei trazer a vocês uma resenha sobre a HQ Transubstanciação de Lourenço Mutarelli.

Transubstanciação é uma HQ que aborda o ponto de vista de um sujeito perante a sociedade, um cara que se intitula poeta (Thiago), por ter uma noção de mundo peculiar, não tão compreensível, a ponto de que para se entender é necessário fazer pequenas interpretações e interliga-las.

Na HQ nós vemos metáforas linguísticas e visuais, "brincadeiras", nas quais o autor utiliza com o intuito de mostrar um paralelo entre a realidade e o sonho. Por muitas vezes o protagonista Thiago não sabe distinguir esses dois mundos, assim muitas vezes se observa nos quadrinhos alguns desenhos surrealistas que deixam a estória com um ar mais macabro.

Os desenhos podem causar em muitos leitores um pouco de perturbação ou desconforto, afinal, não são suaves ou simples e agradáveis, pelo contrário, são totalmente o oposto disso, grotesco por assim dizer. Mas são desenhos dotados de um ótimo conhecimento em anatomia humana e bem detalhados. Para quem gosta de uma ilustração realista cheia de exageros, essa HQ é muito recomendada (lembram as ilustrações da revista MAD).

Temos um conjunto de histórias que são desencadeadas por uma trama maior, a relação protagonista e Pai, a noção tortuosa de Thiago sobre a vida, seus atos e suas justificativas sempre estão intimamente ligadas ao seu passado. A narrativa toda gira em torno dessa relação, é o que a torna muitas vezes perturbadora, mais do que já é por conta dos desenhos e do contraste (preto e branco) presentes.

Não recomendo ela pra qualquer um, você tem que ter um pouco de estômago pra ler, mas tirando esse fato, é boa pra refletir.


Avaliação:
         

Oi! Eu sou a Lu! Tenho 19 anos, curso Design Gráfico (na linda e maravilhosa UFG), pretendo fazer outras graduações, como Psicologia, por exemplo. Gosto de tudo quanto é tipo de imagem ou coisas relacionadas, tenho uma paixão por animação e quadrinhos de todos os gêneros (sou bem eclética). Também tenho uma paixão por doces.


Meus amigos me definem como uma criança grande, engraçada por natureza. 




4 comentários

Escreva um comentários
João Cândido
EQUIPE GEEK
30 agosto, 2016 Deletar

Achei este quadrinho raro por R$9,00 na internet, comprei e paguei mas o vendedor ao descobrir que era raro disse que o produto havia acabado.
Como coleciono e gosto de sentir o cheiro do gibi, além de estar alucinado para ler alguma coisa do Mutarelli, não quero me render a facilidade de encontrar esta obra em algum site para download.

Responder
avatar
Luciana Novaes
EQUIPE GEEK
31 agosto, 2016 Deletar

Quando a gente lê ou gosta de um autor acho muito difícil se satisfazer só com o digital. Algo impresso é insubstituível.

Responder
avatar
Tiago Nascimento
EQUIPE GEEK
12 maio, 2017 Deletar Este comentário foi removido pelo autor.
avatar
Tiago Nascimento
EQUIPE GEEK
12 maio, 2017 Deletar

Obrigado, Luciana por disponibilizar esta HQ. Li sua biografia no perfil e temos gostos bem parecidos, você me parece ser uma ótima pessoa. Parabéns pelo blog!

Responder
avatar

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.