[HQ] Transubstanciação - Lourenço Mutarelli

Título: Transubstanciação
Arte: Lourenço Mutarelli
Editora: Dealer, Devir.
HQ
Skoob
Compre aqui

Sinopse: Lançada originalmente em 1991, a graphic novel Transubstanciação consagrou Lourenço Mutarelli como um dos maiores nomes brasileiros da história em quadrinhos.

Dez anos e muitos ótimos trabalhos depois, esta edição de Transubstanciação ganha mais que um destaque comemorativo, a começar pela apresentação luxuosa e, principalmente, porque traz o dobro de páginas, graças à inclusão de Réquiem, uma história que retrata um fato horrendo acontecido com o autor (fruto de uma insana "brincadeira" de "amigos"); e que o levou a produzir a Transubstanciação.

Em Transubstanciação, o personagem Thiago é um poeta angustiado que deseja encontrar a liberdade através da morte. Conta que seu pai era a atração de um circo por possuir quatro braços; e que o matou para livrá-lo de sua triste condição.

Esse trabalho foi também um marco para a carreira de Mutarelli, que passou a seguir rumos bem diferentes do humor que povoava, até então, a produção brasileira de publicações e tirinhas de HQ. Desde então, a narrativa de seus livros explora intensamente a manifestação de sentimentos, destacando os medos, as angústias, os segredos da alma e a neurose dos que sobrevivem ao dia-a-dia de uma cidade grande.

-------------------☆-------------------------☆-----------------------------☆----------------------------------☆-

Oi galerinha! Tudo Joia? ヽ(・∀・)ノ

Aqui é a Lu, e hoje irei trazer a vocês uma resenha sobre a HQ Transubstanciação de Lourenço Mutarelli.

Transubstanciação é uma HQ que aborda o ponto de vista de um sujeito perante a sociedade, um cara que se intitula poeta (Thiago), por ter uma noção de mundo peculiar, não tão compreensível, a ponto de que para se entender é necessário fazer pequenas interpretações e interliga-las.

Na HQ nós vemos metáforas linguísticas e visuais, "brincadeiras", nas quais o autor utiliza com o intuito de mostrar um paralelo entre a realidade e o sonho. Por muitas vezes o protagonista Thiago não sabe distinguir esses dois mundos, assim muitas vezes se observa nos quadrinhos alguns desenhos surrealistas que deixam a estória com um ar mais macabro.

Os desenhos podem causar em muitos leitores um pouco de perturbação ou desconforto, afinal, não são suaves ou simples e agradáveis, pelo contrário, são totalmente o oposto disso, grotesco por assim dizer. Mas são desenhos dotados de um ótimo conhecimento em anatomia humana e bem detalhados. Para quem gosta de uma ilustração realista cheia de exageros, essa HQ é muito recomendada (lembram as ilustrações da revista MAD).

Temos um conjunto de histórias que são desencadeadas por uma trama maior, a relação protagonista e Pai, a noção tortuosa de Thiago sobre a vida, seus atos e suas justificativas sempre estão intimamente ligadas ao seu passado. A narrativa toda gira em torno dessa relação, é o que a torna muitas vezes perturbadora, mais do que já é por conta dos desenhos e do contraste (preto e branco) presentes.

Não recomendo ela pra qualquer um, você tem que ter um pouco de estômago pra ler, mas tirando esse fato, é boa pra refletir.


Avaliação:
         

Compartilhe este post:

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Achei este quadrinho raro por R$9,00 na internet, comprei e paguei mas o vendedor ao descobrir que era raro disse que o produto havia acabado.
    Como coleciono e gosto de sentir o cheiro do gibi, além de estar alucinado para ler alguma coisa do Mutarelli, não quero me render a facilidade de encontrar esta obra em algum site para download.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente lê ou gosta de um autor acho muito difícil se satisfazer só com o digital. Algo impresso é insubstituível.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Luciana por disponibilizar esta HQ. Li sua biografia no perfil e temos gostos bem parecidos, você me parece ser uma ótima pessoa. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.

 
Copyright © Cantinho Geek. Designed by OddThemes