[HQ] Maus - Art Spiegelman

Título: Maus
Arte: Spiegelman
Editora: Companhia das Letras
Selo: Quadrinho na Cia

❤  HQ
❤  Skoob
❤ Compre aqui

Sinopse: Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura.
A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume.

Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.

Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

 ↭

Olá Geeks, tudo bem com vocês?

Hoje trago a resenha dessa HQ chamada Maus, rato em alemão. Eu tive que pausar todas as minhas leituras para poder ler esta, pois era uma leitura da Faculdade pois peguei a matéria de Histórias em Quadrinhos de Autor.

Me encantei tanto com essa HQ que eu não pude deixar de trazê-la para vocês. Saiba mais:


A HQ possui cercas de 300 páginas e conta a história de Vladek Spiegelman, um sobrevivente dos campos de concentração em Auschwitz, apesar do traço parecer um pouco infantil e as vezes até meio tosco, conforme você vai adentrando na história começa-se a perceber que se não fosse ilustrado daquela forma não seria tão empolgante e emocionante como foi.

A história em quadrinhos foi feita pelo filho de Vladek, Artie, o mesmo pediu para que seu pai lhe contasse toda a história que ele passou e desenhou, porém não vemos apenas Vladek nos campos de concentração, mostra também Artie questionando seu pai sobre o que aconteceu e sua convivência com ele que é muito complicada.

Acompanhamos a história quase toda de Vladek, desde quando se casou, teve um filho e a guerra chegou e como ele usou a sua sobrevivência para sobreviver. Ele é um gênio! Meu deus, acho que se fosse eu tinha morrido no primeiro instante.


O autor usa também uma metáfora, aqui não são desenhados humanos, mas sim animais. Sendo que os ratos são os judeus, os gatos os alemães, os porcos os poloneses e os cachorros são os americanos. Achei uma sacada genial do autor ter usado isso, pois em certos momentos eles se disfarçam de poloneses e se fosse um desenho comum eu não teria entendido pois eles trocam de roupa e falam alemão ou polonês, mas como eles eram ratos, eles passam a usar máscaras de porcos, se fingindo de polonês. Achei genial!

A narrativa é incrível e você começa a se apegar a este traço, eu não vejo Maus com um traço diferente a não ser este. Nesta HQ você irá ver tudo o que Vladek passou junto com sua esposa Anna durante a guerra, as tensões, o desespero, o sentimento constante de poder a morrer a qualquer momento... É tudo tão bem construído.

Se você gosta de histórias em quadrinhos Maus é uma história recomendadíssima! Com certeza irá se apaixonar e se apegar aos personagens assim como eu fiz.


E você? Já leu Maus?

Avaliação:




Até o próximo post!

Compartilhe este post:

Postar um comentário

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.

 
Copyright © Cantinho Geek. Designed by OddThemes