[Resenha] Distopia - Kate Willlians

segunda-feira, dezembro 07, 2015 20 Comentários A+ a-


Título: Distopia
Autora: Kate Willians
Editora: Arwen (Selo Literata)
Volume: 01/02
Gênero: Ficção/Distopia


Sinopse: Em uma sociedade governada por militantes, com um sistema incorruptível, as crianças são isoladas no regimento militar aos sete anos de idade e treinadas para serem soldados. Lá, eles aprendem da forma mais cruel a atirar e a matar, perdendo muito cedo a sua inocência. Depois da Grande Guerra, o mundo passou a ser dividido entre governantes e governados e cada um tem as suas dores, suas mágoas e limitações. E o que nos resta saber é: de qual lado você está? Porque no final das contas, não estamos vestidos para lutar... Assim como nunca estaremos vestidos para morrer...

Olá geeks, tudo bem com vocês?

Finalmente hoje eu lhes trago a tão aguardada resenha do livro Distopia. Eu já fiz post de Primeiras Impressões, já fiz uma maratona de divulgação aqui no blog, e hoje é dia de resenha!

E olha só... já vou adiantando que é impressionante!




Já no início do livro somos apresentados a Laura, uma governante, ou melhor, a filha do Coronel do Regimento do Norte. Conhecemos não só ela como sua forma de pensar e como é a sua realidade.

O Regimento é dividido em quatro. Norte, Sul, Leste e Oeste. Cada um é governado por um Coronel, eles são os supremos comandantes e todos devem obedecê-lo, ou melhor, obedecer ao regimento.  

Há um grande muro que separa os governantes dos governados, sem falar que a diferença entre eles é muito grande. Enquanto os governantes vivem em boas casas, tem roupas de luxo e comida farta, os governados vivem de forma precária, são obrigados a viverem com roupas cinzas, casas iguais e nada de cor! Sem falar que ao escolherem uma profissão terão de trabalhar nela para o resto de suas vidas, e todos ganham igualmente, não importa a sua profissão, se você trabalha de médico irá ganhar o mesmo que um professor.


Aos sete anos os filhos dos governados são levados para serem treinados pelo regimento. Sim, aos sete anos eles tem que fazer parte do exército.

Já no início do livro vemos Thiago, um dos personagens principais, apanhando do Sargento, um homem ruim que resolve tudo a base de castigos. Thiago não queria ter sua infância roubada e tentou fugir, e assim foi espancado para aprender a lição de que ninguém pode escapar do regimento.

Laura de forma escondida vê tudo e fica com pena, quando todos saem ela vai ajudá-lo e é assim que se conhecem. Todos os governados carregam um ódio profundo dos governantes, afinal, eles têm uma vida boa que tanto desejam, mas ele acaba se apegando a ela, pois vê que a mesma não é como os outros, é diferente.


Laura apesar de ser a filha do Coronel não concorda com as leis do Regimento, principalmente por tratarem as mulheres como seres frágeis que devem se vestir bem e cuidar dos filhos. A pequena quer lutar e mostrar do que realmente é capaz e não só fingir que está tudo bem.

Aos poucos vamos conhecendo mais sobre a personalidade de Laura, e confesso que por muitas vezes me encontrei achando-a irritante, as vezes ela age como uma menina mimada, mas isso faz parte dela e vamos vendo o quanto ela vai mudando.

Vemos a relação de Laura com seus irmãos, mãe e pai. Mas também vemos a vida de Thiago, o que os pobres garotos passam. Sua infância tirada e sendo jogado no mundo dos adultos, tendo que tomar várias decisões importantíssimas.

Só teve algo que me incomodou, mas eu entendo perfeitamente. As crianças tem 10, 12 anos, e assim vão crescendo, mas como eles são obrigados a terem grandes responsabilidades muitas vezes me peguei imaginando eles com 16 ou até mesmo 18 anos, mas isso por que a narrativa me convenceu totalmente de aquelas crianças precisavam agir como adultos.

Claro que o foco não fica apenas em Laura e Thiago, temos os irmãos de Laura, e os companheiros de time de Thiago. Me peguei rindo várias e várias vezes com as brincadeiras bobas deles, e as piadas?! Gente, eu cheguei a contar para uma amiga do quanto achei boa. 

O enredo nos cativa pelo ar tenso, mas não fica apenas nisso, temos o ar descontraído e brincalhão dos meninos e que apesar de tudo a amizade deles é o que mais importa.


Grande parte do livro nós apenas observamos como são as coisas, mas eu não sei como, e qual magia Kate usou, pois apesar de as vezes as coisas estarem meio paradas você quer continuar lendo! Você precisa saber o que mais irá acontecer! Meus parabéns Kate, me cativou de jeito! 

E quando chegou o final? Eu já estava querendo devorar o próximo! Para quem não sabe a história será fechada no segundo livro, mas este ainda não tem data de lançamento e eu fico aqui ansiosamente no aguardo.

Sobre a diagramação ela esta simplesmente perfeita, combinou perfeitamente com a temática do livro, sem falar que a capa brilha! Agora sobre a revisão eu encontrei alguns errinhos, mas nada que atrapalhasse a leitura.

O que acharam? Eu amei!

Avaliação:



Tenho 21 anos, sagitariana e apaixonada por livros. Atualmente estou cursando Design Gráfico na UFG. Meus Hobbies são escrever, ler, ver Doramas, animes, filmes e séries. Gosto muito de filmes e séries de terror, mas em questão de livros e mangás eu prefiro os de romances. Em 2016 publiquei meu conto "Lilith - A Princesa das Trevas" na antologia Demontale e fechei contrato com a Young Editorial para publicar o meu livro "Porcelana: Rubrum Luna"

O animal que me representa é o lobo.




20 comentários

Escreva um comentários
Luana Souza
EQUIPE GEEK
08 dezembro, 2015 Deletar

Wow adorei... preciso desse livro so a capa já me impressionou amei, você faz ótimas resenhas, achei muito legal a resenha me interessei bastante <3
Sucesso para você e seu blog ^^
Meu blog: http://www.kiyomimatsui.blogspot.com/
Post novo: http://www.kiyomimatsui.blogspot.com.br/2015/12/como-se-comemora-o-natal-no-japao.html

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
08 dezembro, 2015 Deletar

Olá Luana!
É muito bom, e sim a capa é linda! *o*
Obrigada, é bom saber que consigo transmitir os meus sentimentos e pensamentos aos leitores.
Sucesso para você também! *o*
Beijinhos!

Responder
avatar
Estante Diagonal
EQUIPE GEEK
09 dezembro, 2015 Deletar

Oi Gess, o livro é de um gênero que adoro e a capa é lindíssima, fiquei bem curiosa, lendo sua resenha já acrescentei na minha lista de desejados, espero ter a oportunidade de ler em breve!

Beijos,
Joi Cardoso
Estante Diagonal

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
09 dezembro, 2015 Deletar

Olá Joi,
Eu nunca havia lido distopia, mas já me amarro no gênero.
O livro é muito bom tenho certeza de que você não irá se arrepender.
Beijinhos!

Responder
avatar
Mais um Leitor
EQUIPE GEEK
11 dezembro, 2015 Deletar

Só a capa já causa uma ótima impressão kkkk'
Entrou para a minha lista \o/

www.maisumleitor.com

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
12 dezembro, 2015 Deletar

Não é? Hehehe
*o*
Beijinhos!

Responder
avatar
Chellot
EQUIPE GEEK
10 maio, 2016 Deletar

Normalmente preciso ler a sinopse para ver se trata de distopia e esse livro já mostra na capa a que veio. Gosto muito do gênero e gostei da capa.
Já adicionei ao Skoob.
Bjs.

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
10 maio, 2016 Deletar

Olá!!
O livro é muito bom e sim, na capa dele já mostra o que é kkkk
Beijinhos.

Responder
avatar
Danyzinhaa _
EQUIPE GEEK
12 maio, 2016 Deletar

Géssica, amei a resenha... foi fantástica! Me aguçou ainda mais a vontade de ler o livro. Agora fiquei muito curiosa para saber o que acontece com Laura e Thiago, principalmente por se tratar de um tema triste, de verdadeiras crianças sem infância. Kate abordou um excelente assunto que foi repassado muito bem nesse blog. Me lembrou a rígida educação existente em partes da China e Japão, que as pessoas são verdadeiros escravos do século XXI, vítimas de Imperadores cruéis. Vcs estão de parabéns!

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
12 maio, 2016 Deletar

Oláaa!
Que bom que gostou da resenha *o*
Exatamente, o livro da Kate é espetacular! Ela consegue abordar tudo muito bem *o*

Beijinhos.

Responder
avatar
Adrian
EQUIPE GEEK
16 maio, 2016 Deletar

Parece ser muito bom mesmo. Me lembrou um pouco a história de Divergente.

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
16 maio, 2016 Deletar

Né!
O mais legal é que se passa aqui no Brasil.

Responder
avatar
Sara
EQUIPE GEEK
25 maio, 2016 Deletar

Gostei bastante! Achei interessante que ultimamente os livros têm colocado como a personagem guerreira, que luta, salva, transforma, etc.,a mulher, e gostei muito quando você diz que ela não concorda com o regime do próprio pai dela... gostei dessa opinião crítica ahuau
Gostei muito!
Abraçoo!

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
25 maio, 2016 Deletar

Oi Sara!
Sim, é muito bom ver as mulheres se tornando as principais heroínas, deixando de lado aquele papel bobo para dar vida à um importante.
Beijinhos.

Responder
avatar
Pamela Alves
EQUIPE GEEK
28 maio, 2016 Deletar

Preciso desse livro! O enredo é muito intrigante e os personagens parecem ser cativantes. Será interessante ver o desenvolvimento da amizade entre a Laura e o Thiago, acredito que irei me divertir muito com os companheiros de time dele. Estou ansiosa para conhecer melhor a narrativa e me envolver com a história.

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
28 maio, 2016 Deletar

Oi Pamela!
O livro é maravilhooooso!
E sim, os personagens são muito cativantes!

Responder
avatar
Brenda Amorim
EQUIPE GEEK
05 junho, 2016 Deletar

Ainda não li, mas comprei ele na promoção que a autora fez, estou ansiosa para começar a leitura pois só vejo falar bem tanto do livro quanto da autora. A capa tambem esta linda.

Responder
avatar
Dani Silva
EQUIPE GEEK
06 junho, 2016 Deletar

oi
adorei a resenha,ja tinha visto esse livro e amei a capa
ansiosa pelos próximos lançamentos da autora.

bjs

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
06 junho, 2016 Deletar

É muito bom.
Quando ler me conte o que achou.

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
06 junho, 2016 Deletar

Oie!
Eu também estou ansiosa pelo próximos lançamentos da autora *o*

Responder
avatar

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.