Não deixe passar

sexta-feira, agosto 14, 2015 6 Comentários A+ a-

Olá geeks! Aqui é a Miyoshi, em sua primeira ( e tardia) postagem oficial. E, como primeiro assunto, decidi falar sobre algo que cria uma certa polêmica no mundo geek a tempos.







( Lembrando que todas as opiniões aqui mostradas são do meu ponto de vista, logo, não devem ser levadas como verdade absoluta. Ou talvez sim.)

Como um bom geek, provavelmente você conhece as tão famosas convenções de quadrinhos e animes. São, basicamente, eventos realizados em lugares como ginásios e até mesmo ao ar livre, com apresentação sobre a cultura nerd e japonesa.

Algo que tem chamado a atenção nas últimas edições que aconteceram Brasil agora, como o Anime Friends, é o frequente assédio contra cosplayers. Garotas vestidas como suas personagens favoritas tem sido frequentemente alvo de chacota e ridicularização, além de assédio moral e sexual, em ambientes que deveriam ser de diversão e respeito.

Casos como a da Cosplayer americana Mandy Caruso tem se tornado cada vez mais frequentes. Já houveram casos, aqui mesmo no Brasil, de garotas tendo partes do corpo consideradas eróticas fotografadas sem permissão, e até mesmo a perseguição em redes sociais ( o famoso termo " Stalker") de uma cosplayer, após um garoto afirmar ter se apaixonado pela mesma - mesmo que ambos tenham conversado por aproximadamente dez minutos.

Mas o maior alvo, sem dúvidas, são as personagens mais sensuais, principalmente se representadas por pessoas que se encontram fora do padrão de beleza dos quadrinhos. São extremamente numerosos os casos de assédio durante fotos, palavras maldosas e cantadas cruéis. E ainda há quem acredite que a culpa é delas, por se vestirem no que a sociedade considera trajes vulgares.

Mas, pensemos, por que os trajes são sensuais? Por que as garotas nos quadrinhos tem corpos tão moldados? Onde está o destaque delas, entre tantos heróis famosos?

Isso, embora não queiramos admitir, é nossa culpa, de todos nós. Afinal, entre escolher a história de menina de roupas curtas e justas e a da gordinha super poderosa, qual escolhemos? A resposta é mais que óbvia. Nossas escolhas, indiretamente, acabam criando o assédio vivido por diversas garotas - e garotos, inclusive - em situações que deveriam ser inesquecíveis num bom sentido, e se tornam traumáticas.

Recentemente os desenhos animados tem mostrado outros lados. Este é o caso de Steven Universe, vinculado ao tão famoso Cartoon Network. Quebrando radicalmente esteriótipos, a menina cheiinha é a elegante, entre outros exemplos que valem a pena serem conferidos.




Para concluir, responderei algo que deve estar pipocando em sua mente. "Mas o que eu posso fazer?", você talvez se pergunte. Intervenha. Não permita que, cada vez mais, as pessoas sofram por algo tão natural como seus corpos, suas cascas de almas tão boas. Não deixe que passe impune o sofrimento das nossas cosplayers, que se esforçam pra realizar o sonho de ser as guerreiras que a vida real lhes impede de ser.





6 comentários

Escreva um comentários
Resenha Atual
EQUIPE GEEK
15 agosto, 2015 Deletar

Olá flor,gostei bastante do seu post e o que Tema que você Abordou pois sempre estou presente nesses eventos de anime, percebo que algumas meninas escolhem certas fantasias para realmente causa polemica e se mostrar de maneira vulgar para chamar Atenção , diferente de você esta usando por que realmente gosta do personagens e pra quem conhece muito de anime sabe que os japoneses tem essa mania pervertida em quase tudo (risos) Também não entendo isso, parece que eles nunca deixam a puberdade! enfim prefiro animes que tem mais historia ou comedia tento evitar os animes que contem ecchi !
parabéns
beijos ^^

Responder
avatar
Koizumi Nana
EQUIPE GEEK
16 agosto, 2015 Deletar

Isso que é uma postagem!
Esse dias eu mesmo parei pra pensar sobre mim,eu não sou nenhuma modelo,meu nariz é grande e minha testa também,eu me preocupava muito com oque as pessoas achavam,isso estava atrapalhando até meu relacionamento(não conseguia aceitar o simples fato do meu namorado dizer que sou linda do jeito que sou)...
Admiro mesmo as garotas que quebram essas barreiras que são impostas pelo machismo,ou pelo racismo,por serem negras e realizaram cosplay de personagens brancos!
Eu acredito que todos podem fazer o que quiserem se se esforçarem,se não quando uma garota saísse na rua de short curto ela seria presa... E é ridículo isso,mesmo que você tente não se importar algo dentro de você vai se sentir menor,vai se sentir machucado,e o que fazer?! Bater nessas pessoas até elas pararem de coisa?! Eu realmente não sei a resposta,pois desde que o mundo é mundo,é assim,infelizmente....
E cada um tem poder sobre seu corpo se quer se mostrar deixa,nem os céus podem te punir!
Assim como uma colega gosta de vestir roupas justas e curtas,eu prefiro me vestir com calça e roupas largas,cada um sabe o melhor pra si,então deixa,a decisão de o que alguém vai fazer com o corpo não vai mudar o mundo,só a ela mesma,eu defendo a opinião pessoal e a autovalorização!
Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*

Responder
avatar
Géssica Marques
EQUIPE GEEK
18 agosto, 2015 Deletar

Concordo com ti Nana.
Muitas pessoas jugam umas as outras, por atos, roupas, cabelo, e várias outras coisas. Mas por que temos de julgar? E se ela se sente melhor daquele jeito, é o mesmo que eu me sinto quando eu visto, uso, e faço o que eu quero.
Nós não precisamos de pessoas dizendo o que podemos ou não fazer. Não devemos viver de aparências, devemos viver como queremos.
E o fato de garotas que vestem cosplays sexy são chamadas de CosPuta, sim, já vi muitos usarem este termo. É ridículo! Porque elas não podem fazer um cosplay do personagem que elas gostam? Só porque é sexy? Qual é o problema disso? Sinceramente eu não sei mais o que pensar da humanidade.
Parece que cada vez mais está piorando...

Adorei o post Miyoshi!

Responder
avatar
Miyoshi Ikeda
EQUIPE GEEK
21 agosto, 2015 Deletar

Eu realmente gosto de alguns animes Ecchi como " Chobits", pois eles tem uma história simplesmente incrível e um clima leve e divertido. Não acho que pessoas façam um cosplay para se mostrar, e se fazem, isso é preferência delas e devemos ao menos respeitar, ao invés de assediar. Entendi o que disse, mas queria destacar que em nenhum caso o abuso deve ser permitido, mesmo quando a garota esta " se mostrando", certo? ^^

Responder
avatar
M.V. Garcia
EQUIPE GEEK
21 agosto, 2015 Deletar

Excelente post!!!

Responder
avatar

Não esqueça de deixar o seu comentário! Pode não parecer, mas um blogueiro vive de comentários e sugestões, faça a sua parte e deixe esta blogueira feliz!

Dicas:
- Deixe o link do seu blog/site, eu sempre dou uma olhada!

Regrinhas básicas:
- Por favor não usem palavras de baixo calão.
- Comentários desrespeitosos serão excluídos.